GESTÃO LEGAL E MARKETING JURÍDICO

A AATPR ouviu Lara Selem e Rodrigo Bertozzi, precursores em Gestão Legal e do Marketing Jurídico no Brasil.

A AATPR & Você ouviu Lara Selem e Rodrigo Bertozzi, precursores em Gestão Legal e do Marketing Jurídico no Brasil.

Na entrevista exclusiva, confira da realidade à prática, quais pontos são fundamentais  para avanços no seu escritório trabalhista.

Sobre os quatro pilares da Advocacia de Ponta: Pessoas, Marketing jurídico, Finanças, Produção Jurídica. Como mapear e implementar na banca trabalhista?

Como se inicia, permeia e executa um planejamento estratégico? No plano, decida quais os indicadores de desempenho terão para os próximos 12 meses como faturamento, lucratividade, despesa, produção intelectual, atração de clientes, propostas enviadas x propostas fechadas, meta de 48h antes do prazo fatal e assim por diante.

O ponto de partida é mapear a situação atual do escritório em cada pilar, identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças específicas.

Na advocacia trabalhista, isso pode incluir a análise de produtividade da equipe jurídica, estratégias de captação de clientes, saúde financeira e eficiência nos fluxos de trabalho.

É fundamental engajar a equipe em workshops de planejamento para criar um plano coeso que inclua cronogramas, responsáveis  e indicadores de performance.

A implementação requer acompanhamento rigoroso, reuniões   de   revisão   e   ajustes    contínuos. E o resultado é a expansão da advocacia trabalhista e a diferenciação no mercado.

O planejamento estratégico é executado com metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais), revisado periodicamente para ajustes.

Como o marketing jurídico propicia ao escritório uma dimensão maior e diferenciada que o da concorrência? E como fortalecer a reputação jurídica e o relacionamento com o cliente?

O marketing jurídico posiciona o escritório como referência em seu segmento ao comunicar claramente o valor que entrega aos clientes.

Produzir conteúdos relevantes, como artigos e palestras, aumenta a visibilidade e reforça a autoridade do escritório no mercado.

O posicionamento é a matéria mais relevante dos últimos 20 anos! Ou seja, é sair de uma comunicação generalista para a posicionada. 

Na empresarial, é definir os nichos setoriais como saúde, metalmecânico, químico, tecnológico, e então criar conteúdos direcionados para eles na linguagem do setor.

Isto aproxima sua advocacia, afunila a comunicação e a torna diferenciada da concorrência que insiste em ser generalista.

Na advocacia pessoa física, são os perfis profissionais como caminhoneiros, portuários, gestores hospitalares ou bancários. Ao decidir o público-alvo, o marketing é mais efetivo e assim somos contratados em maior número pelo mesmo ecossistema.

Em suma, ao se decidir pelo posicionamento o escritório rompe a bolha e passa a ser contratado nacionalmente, protegendo melhor seus honorários. Já a reputação é fortalecida pela consistência: entregar o que se promete e ir além nas expectativas do cliente.

O relacionamento é construído com proximidade, escuta ativa e personalização do atendimento, mostrando que cada cliente é único e importante.

A consistência na entrega de resultados e a transparência no atendimento são indispensáveis. Relacionamentos baseados em confiança são cultivados por meio de uma comunicação clara e empática.

Liderança, criatividade e visão de longo prazo. Como influenciar a criação do pensamento estratégico no escritório em seus sócios, equipe jurídica e administrativa? Como estabelecer um programa de desenvolvimento profissional contínuo?

O pensamento estratégico começa na liderança. Sócios e gestores precisam ser os primeiros a incorporar a visão de longo prazo, com ações práticas como reuniões de planejamento, estabelecimento de metas claras e comunicação constante com a equipe.

A liderança estratégica nasce do exemplo. Ao alinhar visão e valores aos resultados esperados, os sócios devem demonstrar comprometimento com o futuro.

Para criar um programa de desenvolvimento contínuo, invista em treinamentos, mentorias internas e externas, e promova uma cultura de feedback construtivo.

É importante alinhar os objetivos de desenvolvimento individual com as metas estratégicas do escritório.

Ofereça capacitação em áreas como inovação, gestão de pessoas e tecnologia aplicada ao direito.

A criação de fóruns internos, como reuniões para brainstorming, e a promoção de lideranças emergentes são práticas eficazes.

Um programa de desenvolvimento contínuo inclui coaching, workshops e avaliações periódicas de desempenho, vinculando os objetivos individuais aos da organização.

Caso de uso: Uma ideia simples são os sócios criarem o projeto de mentoria interno: uma vez por mês treinamento formal para a equipe (reduz erros, aumenta a produtividade e amplia a liderança).

Na mentoria crie uma política de portas abertas para atender membros da equipe com hora marcada, assim reduzimos o ruído interno e fidelizamos o público interno.

Poderiam enumerar algumas dicas práticas da aplicação do marketing jurídico ético?

Existe um conjunto prático de medidas que se mostram funcionais há 20 anos e servem para ambas as advocacias trabalhistas.

– Criar o contato com seus clientes ativos, trabalhar para que recebem contatos frequentes do escritório, como disparo de boletim informativo mensal.

– Em média de 60% a 80% dos clientes chegam por indicação direta ou indireta. A primeira medida é fidelizar a base de clientes mais relevantes da banca.  Faça vídeos temáticos para encaminhar via whatsApp.

– Na advocacia pessoa física, tenha uma forte atuação nas mídias sociais, os retornos têm sido excelentes. Desenvolva um método de construção de conteúdo produtivo. Grave os vídeos de uma vez só na sexta-feira à tarde para ir soltando aos poucos no Instagram e LinkedIn.

– Na advocacia empresarial, desenvolva eventos com foco em diretores e gerentes de pessoas. Eles são os principais indicadores internos de advogados juntamente com o departamento jurídico.

– Desenvolva um manual de procedimentos para atendimento e gestão do cliente desde o momento do fechamento do contrato.

– Seja criativo, como criar web série com 3 episódios adaptados para cada tipo de mídia social.

– Produza conteúdos educacionais sem promessas de resultados jurídicos específicos para fortalecer o posicionamento setorial (trabalhista empresarial) e profissional (trabalhista pessoa física).

– Crie conteúdo relevante que eduque o público nos múltiplos canais midiáticos.

– Explore o poder da imprensa para tornar-se uma fonte para entrevistas nos meios de comunicação e construir a reputação de uma advocacia trabalhista de alta expertise.

De que modo o marketing jurídico pode conduzir os escritórios à excelência dos serviços dentro do seu foco e segmento, garantindo a visão do advogado especialista? Como ele atua na capacidade de descobrir carências e oportunidades dos clientes?

O marketing jurídico ajuda a refinar o posicionamento do escritório, destacando sua especialização e diferenciais.

Ao se comunicar de forma estratégica com o público-alvo, o escritório atrai casos mais alinhados com sua expertise, o que resulta em maior eficiência e qualidade no atendimento.

Além disso, por meio de interações com o público – como webinars, workshops e consultas informais – é possível identificar necessidades latentes e ajustar os serviços oferecidos.

A escuta ativa, combinada com uma análise estratégica das demandas do mercado, guia a oferta de soluções personalizadas.

O marketing jurídico, bem conduzido, reforça o posicionamento de especialista. Ele utiliza dados de mercado e feedbacks para identificar áreas de oportunidade.

Além disso, estratégias de segmentação ajudam a adaptar soluções específicas às necessidades dos clientes, fortalecendo a percepção de valor.

Em suas consultorias, existe a tese do advogado proativo, como um consultor estratégico, de atuação preventiva, e não simplesmente reativo e orientado a litígios. Quais os passos para um advogado ser um conselheiro nas empresas onde atua, influindo, por exemplo, na cadeia produtiva de uma organização?

O primeiro passo é conhecer profundamente o negócio do cliente, incluindo seus processos, objetivos e desafios.

Em seguida, o advogado deve mapear riscos jurídicos e propor soluções preventivas, como ajustes em contratos, compliance trabalhista e programas de governança corporativa.

É essencial adotar uma abordagem consultiva, apresentando dados e insights que justifiquem mudanças estratégicas na empresa.

O advogado conselheiro deve ser um parceiro ativo na tomada de decisões, participando de reuniões estratégicas e alinhando as soluções jurídicas aos objetivos de longo prazo da organização.

Ser proativo exige uma postura de aprendizado contínuo e de entrega de valor além do jurídico.

O cliente não é mais fiel como no passado. O relacionamento entre clientes e advogados está se baseando em resultados, satisfação com o atendimento recebido em todos os níveis (de sócio a estagiário), no equilíbrio de custo-benefício dos contratos de honorários e na qualidade do serviço jurídico prestado. Onde entra a inovação e o advogado apto às novas exigências de mercado?

A pós-pandemia tornou a competição nacional, mesmo para advogados em cidades pequenas. Eles não disputam mais somente com outros profissionais da região, pois os clientes passaram as contratar advogados em qualquer lugar do Brasil.

O fenômeno se explica pela facilidade on-line, mas principalmente pelo posicionamento.

Um exemplo é o mercado bancário, que vem perdendo postos para a digitalização das agências. Se o escritório sabe se comunicar com este público específico, a diferenciação ocorre e o bancário irá contratar o escritório, não importando a geolocalização.

Tudo está mudando rapidamente! Sua advocacia precisa inovar com o uso da inteligência artificial, copilot, ChatGPT e claude-3 são uma realidade em ascensão nas advocacias trabalhistas em busca de produtividade e comunicação via Chat Bots para clientes.

A inovação é indispensável para atender às expectativas dos clientes. Ferramentas de gestão de processos, automação de tarefas e análise de dados aumentam a eficiência e reduzem custos, garantindo competitividade.

A inovação se traduz no uso de tecnologias, como softwares de gestão e inteligência artificial, que aumentam a eficiência e reduzem custos.

O advogado moderno precisa ser flexível e capacitado para entregar mais que resultados: ele deve proporcionar uma experiência diferenciada. Isso inclui atendimento humanizado, transparência e uma comunicação que demonstre empatia e compreensão do cliente.

O advogado apto às novas exigências é aquele que combina expertise técnica com habilidades interpessoais e visão estratégica.

Ele deve ser capaz de traduzir soluções jurídicas em resultados concretos para o cliente, oferecer transparência e cultivar relacionamentos de confiança, sempre buscando formas de agregar valor além do esperado.

Lara Selem

Advogada, Escritora, Palestrante, Mentora, Conselheira e Consultora em Gestão de Serviços Jurídicos especialista em Sociedades de Advogados e Planejamento Estratégico. Executive MBA pela Baldwin Wallace College (EUA), especialista em Gestão de Serviços Jurídicos pela FGV-EDESP (São Paulo, SP), em Liderança de Empresas de Serviços Profissionais pela Harvard Business School (EUA), e em Psicologia Transpessoal (Unipaz). Foi Presidente da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação do Conselho Federal da OAB (2019-2021). Diretora Executiva do Instituto Internacional de Gestão Legal. Membro da Association of Legal Administrators (2009-2022), e do International Relations Committee da mesma instituição (2018-2021). Coordenadora do MBA Internacional em Gestão de Escritório de Advocacia da Faculdade Baiana de Direito.

Autora dos livros “Advocacia: Gestão, Marketing & Outras Lendas” (Consulex, 2009), “Gestão de Escritório” (Consulex, 2008), “A Reinvenção da Advocacia” (Forense/Fundo de Cultura, 2005), “A Nova Reinvenção da Advocacia: a bíblia da gestão legal no Brasil” (Juruá, 2014), “Gestão Judiciária Estratégica” (ESMARN, 2004), “Estratégia na Advocacia” (5a Ed., Juruá, 2023), “365 Frases para Impulsionar sua Advocacia” (Juruá, 2017) e “Talent in the Legal Profession: how to attract, retain and engage top talent” (Globe Law and Business, 2024). Co-coordenadora da obra “Gestão, Empreendedorismo e Inovação na Advocacia” (Juruá, 2021), “Gestão Estratégica do Departamento Jurídico Moderno” (Juruá, 2010) e “Advocacia do Futuro” (Juruá, 2017).

Rodrigo Bertozzi

Pioneiro em marketing jurídico no Brasil, especialista em inteligência artificial e estrategista de negócios. Com uma trajetória de mais de 25 anos, já coordenou projetos para mais de 1.200 escritórios de advocacia, impactando diretamente o crescimento e a gestão estratégica de bancas em todo o país. Autor de 21 livros, incluindo clássicos como “A Nova Reinvenção da Advocacia”, “Marketing Jurídico Essencial”, “Advocacia e as Leis do Relacionamento com os Clientes”, “Marketing Jurídico e a Inteligência Artificial” e “A Nova Era das Marcas Jurídicas”, que são referência em marketing jurídico e gestão de escritórios. Reconhecido no ranking da Leaders League Brasil como especialista em marketing e desenvolvimento de negócios para advogados. Palestrante, professor e mentor, com contribuições notáveis em cursos e eventos que conectam tecnologia e o universo jurídico.

Notícias AATPR

OLIMPIO PAULO FILHO

Representante na ABRAT da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogado Trabalhista.

Formado pela UFPR em 1974. Formado em Letras Português, pela PUC-PR, em 1972.

Advocacia Cível e Criminal, nas comarcas de Pato Branco, Francisco Beltrão, Clevelândia, Coronel Vivida e Chopinzinho.

Advocacia Trabalhista e Previdenciária, em Curitiba.

Diretor de Imprensa da ABRAT – Gestão 2014-2016.

Diretor do Conselho Fiscal da AATPR – Gestão 2017-2019.

Diretor do Conselho Fiscal da AATPR – Gestão 2019-2021.

Diretor Vice-Presidente da ABRAT – Região Sul – Gestão 2020-2022.

Diretor do Conselho Geral da AATPR – Gestão 2021-2023.

Conselho Fiscal da AATPR – Gestão 2023-2025.

ARIEL MEDEIROS GRACIA VIANNA

Representante no TST da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogado Trabalhista.

Possui graduação em Direito (2017), pós-graduação lato sensu em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (2019) e Direito Empresarial (2021), todos pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA e cursa Mestrado em Direito na Universidade Nove de Julho.

Professor de Processo do Trabalho na graduação em Direito da Universidade Nove de Julho (desde 2022) e professor convidado da ESA/PR e nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola Paranaense de Direito e da PUC/PR.

Ocupa funções na Comissão de Direito do Trabalho da OAB/PR, como Secretário (2019/2021) e Membro Relator (desde 2022), bem como na Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR), como Ouvidor (2021/2023) e Conselheiro (2023/2025), além de ser membro da Sociedade Internacional de Direito do Trabalho e Seguridade Social – seção Brasil de Jovens Juristas.

LUIZ ALBERTO PEREIRA RIBEIRO

Representante no Interior do Paraná da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogado Trabalhista.

Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina.

Doutor em Direito pela PUCPR.

Professor Titular do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Campus Londrina.

Professor Adjunto do Departamento de Direito Público da Universidade Estadual de Londrina. Professor da Pós-graduação Teoria e Prática de Direito Empresarial da PUCPR, campus Londrina.

Professor da Pós-graduação em Direito e Relações do Trabalho da PUCPR.

Professor da Pós-graduação em Direito Civil e Direito Processual Civil da UEL.

Professor do Curso de Pós-graduação em Direito Processual Civil: Teoria e Prática da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Mato Grosso.

Professor Permanente do Mestrado e Doutorado em Direito Negocial da UEL.

Membro do Instituto Paranaense de Direito Processual.

Membro da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná.

Conselheiro da Subseção da OAB em Londrina.

THAIS POLIANA DE ANDRADE

Ouvidoria da Mulher da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogada Trabalhista.

Profissional atuante na Advocacia Empresarial há mais de 25 anos.

Bacharel (2002) e Mestra em Direito (2005) pela UFPR.

Membra das Comissões de Direito do Trabalho, da Mulher Advogada e de Direito Sindical da OAB/PR na Gestão 2022-2024.

Vice-presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/PR na Gestão 2025-2027.

Professora de Direito Processual do Trabalho em cursos de graduação em Direito por mais de 15 anos.

Professora de Cursos de Especialização em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Sindical por mais de 20 anos.

Professora de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Escola Superior de Advocacia (OAB/PR) desde 2003.

Membra da comissão avaliadora do Concurso para ingresso na Magistratura do Trabalho – TRT 9ª Região em 2006.

DANIELLE SILVEIRA TAVARES

Ouvidoria Geral da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogada Trabalhista.

Graduada em Direito pela PUC-PR.

Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo curso Luiz Flavio Gomes.

Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela PUC/PR.

Coordenadora do núcleo trabalhista na administradora judicial Credibilità, com atuação na esfera dos créditos trabalhistas em recuperação judicial e falência.

FELIPE MIRANDA FERREIRA

Conselho Fiscal da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogado Trabalhista.

Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho.

Pós-graduado em Direito Constitucional.

Professor de Direito.

Diretor de Eventos da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PR.

Coordenador do GD de Assuntos do 1º Grau da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PR.

CHRISTHYANNE REGINA BORTOLOTTO

Conselho Fiscal da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogada Trabalhista.

Graduação em Direito pela UFPR/1995.

Graduação em Ciência Contábeis pela Unicemp/2006.

⁠Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Ematra (1998) e UniCuritiba (2001).

⁠Curso de Extensão na Univertità degli Studi di Roma Tor Vergata (2017).

⁠Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pela UniCuritiba (2021).

Professora de pós-graduação em Execução Trabalhista na PUC-PR, UniCuritiba, Escola Paranaense de Direito, Ematra e ESA.

Ex-diretora da OAB/PR (2019/2021) e AATPR (2015/2017), ex-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/PR (2017/2018) e ex-conselheira da OAB/PR (2022/2024).

VINICIUS GOZDECKI QUIRINO BARBOSA

Conselho Fiscal da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogado Trabalhista.

Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia.

Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho (EMATRA).

Especialista em Teoria Crítica dos Direitos Humanos (Universidad Pablo de Olavide – Sevilla).

FABIO AUGUSTO MELLO PERES

Conselho Fiscal da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogado Trabalhista.

Atuação há 20 anos na área de Direito do Trabalho.

Graduado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, pós-graduado em Relações Internacionais pela mesma entidade e em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/PR desde 2018 e representante da OAB/PR junto ao subcomitê regional do PJe (Processo Judicial Eletrônico).

Fluente em inglês, espanhol, francês, italiano e nível B2 em alemão.

LUÍS ALBERTO GONÇALVES GOMES COELHO

Conselho Fiscal da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogado Trabalhista.

Mestre em Direito Empresarial pelo UniCuritiba e LLM pela Faculdade da Indústria/IEL.

Especializado em Direito do Trabalho pela APEJ/UniBrasil.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba.

Professor em cursos de pós-graduação e especialização em Direito do Trabalho e Relações Sindicais.

Presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PR (2019 a 2024).

Certificado em Compliance e Anticorrupção (CPC-A).

MARIANA DE ASSUMPÇÃO BEGA PENHA

Conselho Geral da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogada Trabalhista.

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016).

Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela ABDConst (2018).

Pós-graduada em Compliance e Governança Jurídica pela FAE Business School (2020).

Pós-graduada em Direito Previdenciário – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2023).

RENATO LUIZ DE AVELAR BANDINI

Conselho Geral da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogado Trabalhista.

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 1993.

Especialista em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 2006.

Ampla experiência docente.

Foi Conselheiro Geral da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná, na Gestão 2013-2015.

Membro Relator da Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná.

Membro Relator da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná.

MARIANA YOKOHAMA DE ATHAYDE

Conselho Geral da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogada Trabalhista.

Atuação Trabalhista e Sindical há 8 anos.

Secretária-geral da Comissão de Direito Sindical da OAB-PR na Gestão 2025/2027.

Pós-graduada em Economia e Trabalho pela Escola de Ciências do Trabalho do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e pós-graduanda em Direito e Processo do Trabalho pela Escola Paranaense de Direito.

GABRIELA GUIMARÃES SANTANA

Conselho Geral da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogada Trabalhista.

Graduada em Direito pelo UNIBRASIL.

Especialista em Sociologia Política pela UFPR.

ERICK ALVES MENDES DAS ALMAS

Conselho Geral da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogado Trabalhista.

Pós graduado em Direito e Processo do Trabalho pela EPADI/2025.

Professor de Filosofia e Ética na Faculdade Anhanguera.

ANDRÉ GONÇALVES ZIPPERER

Conselho Geral da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogado Trabalhista.

Pós-graduado, Mestre. Doutor em Direito pela PUC-PR, sendo bolsista CAPES.

Pesquisador da USP/Getrab.

Professor convidado de diversos cursos de pós-graduação.

Membro da Comissão Nacional de Direito do Trabalho do Conselho Federal da OAB.

Membro do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros) e sua Comissão de Direito do Trabalho. Diretor da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná.

CAMILA KAPP

2ª Tesoureira da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogada Trabalhista.

Graduada em Direito pela PUC-PR.

Pós-graduada em direito do trabalho e processo do trabalho pelo curso Luiz Flavio Gomes.

Conselho Fiscal e Ouvidoria da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2023-2025.

THIAGO OLIVEIRA AGUSTINHO

1º Tesoureiro da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogado Trabalhista.

Advogado formado pelo UNIBRASIL, em 2012.

2o. Secretário da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2023-2025.

THIAGO ESPERANÇA PELANDRÉ

2º Secretário da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogado Trabalhista.

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 2007.

Pós graduado pela ABDConst em Direito Empresarial e Civil, em 2010.

Pós-graduado pela ABDConst em Direito e Processo do Trabalho, em 2019.

Conselheiro Fiscal da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná – Gestão 2021/2023.

Membro relator da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/PR (2022-2024).

Conselheiro Geral da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná – Gestão 2023/2025.

GIOVANNA LEPRE SANDRI

1ª Secretária da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogada Trabalhista.

Graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR em 1997.

Pós-Graduação (Lato Sensu) em nível de Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (1998) – pelo Complexo de Ensino Superior do Brasil – Faculdades do Brasil.

Pós-Graduação (Lato Sensu) em nível de Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (2010/2011) – pelo UniCuritiba – Curitiba – Paraná.

Pós-Graduação (Lato Sensu) em nível de especialização no Novo Direito do Trabalho pela PUC/RS (2019).

Especialização em Relações Sindicais e Trabalhistas, concluída em 2021, por Wilson Cerqueira Consultores Associados.

Participações:

Presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/PR – Gestão 2025/2027.

1ª Secretária da AATPR – Gestão 2023/2025.

ROBERTO PONTES CARDOSO JUNIOR

Presidente da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogado Trabalhista.

Formado pela Faculdade de Direito de Curitiba, em 1990.

1° Secretário da AATPR – 1995–1997.

Conselho Geral da AATPR – 2015–2017.

Conselho Fiscal da AATPR – 2017– 2019.

2° Tesoureiro da AATPR – 2019–2021.

Vice-Presidente da AATPR – 2023–2025.

ANA PAULA PAVELSKI

Vice-Presidente da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR) – Gestão 2025–2027.

Advogada Trabalhista.

Mestre em Direito Empresarial e Cidadania.

Professora de Direito e Processo do Trabalho no Curso Jurídico, na Escola Paranaense de Direito, na EMATRA/PR, no UniCuritiba e na FAE.

Professora na Escola da Magistratura do Trabalho da 9ª Região.

Conselheira da OAB/PR.

Integrante da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná.

Integrante da Comissão de Direito do Trabalho e da Comissão de Direito Sindical da OAB/PR.

Integrante da Comissão Nacional de Direito Sindical da OAB Federal.